domingo, 6 de julho de 2014

Movimentos Sociais, Educação e Cidadania.

Os movimentos sociais surgem da organização e mobilização da população, com o objetivo de garantir melhoria de vida em vários setores sociais, direitos e cidadania. Tais conquistas refletem nos processos educativos, tanto dos participantes do movimento, quantos das pessoas e grupos atingidos.

 Geralmente os movimentos sociais iniciam nas classes minoritária e discriminada, agem de forma coletiva, com algum método, realizam parceria e negociação, para adquirir direitos e exercícios de cidadania.  No Brasil, as organizações populares se diversificam em vários modelos, nas formas de mobilização e a formação dos lideres, estes lutam por questões de sobrevivência, moradia, caráter igualitário, defesa e organização de criança e adolescentes, temas religiosos e etc..
                                                                                               
É importante registra que essa organização mobiliza todo o grupo, vem consistindo cada vez maior, e abrindo espaço para os vários aspectos:
- Melhoria nas condições de sobrevivência;
- Auto-estima pessoal;
- Consciência de deveres e exercício de cidadania e
-Mudança dos Poderes locais
Ao relacionar a educação com os movimentos sociais, têm um poder educativo, quanto na questão da cidadania, no processo da alfabetização, na luta dos professores e etc.
A necessidade de abordar os movimentos sociais no ambiente escolar é muito importante para o aluno, para que possam conhecer a origem da sua sociedade e as transformações que os rodeiam.  Assim sendo, contribuirá para as suas experiências de vida e evolução da humanidade. É preciso que as escolas realizem atividades pedagógicas que chamam atenção dos alunos, trabalhando de forma coletiva e respeitando o espaço do outro.
A educação tem um papel fundamental no processo da cidadania de um individuo, portanto são através desse processo que surge possibilidade de melhora nossas ações e o desenvolvimento da sociedade.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário